sábado, 24 de julho de 2010

Gabeira 43


Um trem para subir a serra

Postado por Gabeira43

Fizemos uma caminhada de seis quilômetros em Petrópolis, do Alto da Serra até o fim da estrada de ferro na estação Raiz da Serra. O objetivo da caminhada foi o de mostrar a viabilidade da construção do trecho que falta para completar a via férrea que liga Petrópolis ao Rio.

A importância dessa estrada é muito grande, em primeiro lugar porque vai determinar uma integração maior entre as duas cidades, proporcionando a Petrópolis a possibilidade de explorar ao máximo o potencial dos Jogos Olímpicos do ponto de vista turístico. O segundo aspecto é que essa estrada vai desafogar um pouco o trânsito através de um veículo – o trem elétrico – que não produz emissões de gás carbônico, portanto muito menos poluente.

Esta estrada foi construída inicialmente pelo Barão de Mauá. Ele não conseguiu terminá-la, o que só foi feito por uma empresa chamada Grão-Pará. Durante a ditadura militar, já que o sindicato dos ferroviários era muito atuante, tudo foi fechado, e aos poucos os trilhos foram sendo destruídos, mas o caminho permaneceu. Por isso, se nós construirmos esses seis quilômetros, e repararmos algumas estações, teremos novamente a ligação entre Petrópolis e o Rio de Janeiro.

E não é a única: existem outros potenciais aqui na serra, como Guapimirim-Teresópolis, que pode ser um complemento ferroviário para a ligação entre a região serrana e o Rio de Janeiro. Portanto, a construção desse trecho, que custará cerca de R$ 60 milhões, é um compromisso de meu governo que firmei com os vários movimentos na cidade que apóiam esta iniciativa.

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